A defesa do doutorado de Luci Ferraz de Mello traz uma grande contribuição à Educomunicação pela abordagem da avaliação formativa. “Educomunicação e as praticas pedagógico-comunicacionais da avaliação formativa no ensino básico”, orientada pelo Professor Ismar de Oliveira Soares, foi defendida no Programa em Ciências da Comunicação na ECA-USP. Participaram da banca examinadora os professores, Patricia Horta, Adriana Azevedo Cláudia Lago e Adilson Citelli, em 29 de março de 2016.

A pesquisa tomou  como objeto  de  estudo  o  mapeamento  dos  possíveis  pontos  em  comuns  entre  os  elementos definidores  do paradigma  da Educomunicação e  a  abordagem  de  avaliação  para  a  aprendizagem  (avaliação formativa),  implementada,  a  partir  de  2011,  pela  Secretaria  Municipal  de  Educação  (SME SP).  Para isso, a pesquisadora procurou definir os indicadores  da  ação  e  das  competências educomunicativas, tendo como base a perspectiva defendida pelo NCE/USP, aqui  nomeadas como práticas pedagógico-comunicacionais.

Ainda, Luci Ferraz destacou as características da  abordagem  de  avaliação  dialógica  e formativa  adotada  nos  projetos  desenvolvidos  nos espaços  dos  Laboratórios  de  Informática  Educativa,  sob  coordenação  do  Núcleo  de Informática  Educativa,  da  Diretoria  de  Orientações  Técnicas,  da  SME-SP.

Os  resultados  obtidos  confirmaram a hipótese principal  da  tese,  com  a  identificação  de  pontos  de  aproximação  entre  e  a  proposta de avaliação formativa adotada pelos laboratórios de informática educativa da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e o paradigma da Educomunicação. O grau desta aproximação passou a depender  da  maior  ou  menor  intensidade  das  práticas  de  natureza  dialógica  bem  como  da maior  ou  menor  oferta  de  espaços  para  o  exercício  do  protagonismo  por  parte  dos  sujeitos envolvidos no processo, especialmente os alunos.