Foram indicados dez projetos para a 2ª etapa do Concurso de Desenvolvimento de Jogos Digitais UNICEF-Electronic Arts a partir de uma longa lista que contou com a colaboração do professor Dr. Claudemir Edson Viana e dos cursos de Educomunicação (graduação e especialização) da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), que também é secretário executivo da ABPEducom.

A UNICEF divulgou os projetos selecionados para desenvolvimento:
– Futebol de Letra
– Turma do Campinho
– As Aventuras de Cosme e Maria
– Craques da Escola
– Passe Certo
– Campinho do Saber
– Bate-bola Animal
– Corrida do ABC
– EducaCopa
– Craque 10

O concurso para o de games a partir do tema Futebol tem o propósito de criar oportunidades para jovens universitários brasileiros apresentarem seus projetos de games que relacionem o tema a conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Fundamental I, para atingir crianças em fase de letramento.

Além deste critério para a seleção dos games para segunda fase, houve uma longa lista de critérios que fizeram parte da análise sobre os projetos inscritos, e que contou com a avaliação por parte de especialistas em games de diversas instituições de ensino e pesquisa do país.

O professor Claudemir Viana, que indicado dois que considerou de boa qualidade, espera ansioso para a indicação do vencedor.  “A próxima etapa será bastante importante, pois o game será produzido e aplicado em grupos de crianças estudantes de escolas públicas do interior e, então, será possível avaliar de fato a ‘eficiência’ lúdica e educativa do game vencedor”, diz Viana.