Legenda da foto: Cristina Costa, Cristiane Parente, Ismar Soares e Rafael Gué debatem Educomunicação, na Universidade de Coimbra.

A Educomunicação foi objeto de debate na Universidade de Coimbra, entre 24 e 25 de maio de 2018, por ocasião do Congresso Internacional “Literacias, Mídia e Informação”, promovido pelo Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação (Faculdade de Letras) da Universidade de Coimbra, com o apoio do Instituto Palavra Aberta, do Brasil, sob a coordenação, respectivamente, da Profa.  Isabel Ferin Cunha e de Patrícia Blanco.

A Universidade de Coimbra é a mais antiga de Portugal, fundada há 730 anos. Hoje, apresenta-se também como a mais internacionalizada do país, com alunos de 112 nacionalidades. Os brasileiros representam 10% dos alunos, aparecendo com um contingente de 2.450 estudantes matriculados majoritariamente na graduação. Tem sido o destino preferido dos intercambistas com origem na Licenciatura em Educomunicação da USP.

Educomunicação como educação midiática

O tema da Educomunicação foi tratado pelos professores Ismar Soares e Cristina Costa, da ECA/USP. Soares manifestou-se durante a primeira mesa redonda do evento, na manhã do dia 24/05, contextualizando o conceito como uma contribuição latino-americana ao universo da denominada “literacia midiática”.  Já no período da tarde, os dois docentes dividiram entre si o tempo de exposição programado para o workshop “Literacia e Educomunicação – a mídia e a arte na experiência brasileira”.

No workshop, o debate em torno da Educomunicação partiu de uma contextualização crítica envolvendo política, democratização e mídia, sob a responsabilidade da Profa. Cristina.  Na sequência, tendo a palavra o Prof. Ismar, foi apresentada a história da sistematização do conceito, a partir de trabalho investigativo do NCE/USP, sendo explicitada sua transformação em políticas públicas. Segundo Soares, tais fatos – a pesquisa e o desenvolvimento de projetos extensão na área – levou à criação de cursos de graduação sobre o tema no Brasil, como ocorreu na própria ECA/USP e na UFCG. A abertura das políticas públicas para o tema foi analisada sob a ótica da recém-aprovada Base Nacional Comum Curricular em implantação no Brasil.

MILObs, previsto para julho de 2018

No segundo dia do evento, coube a Sara Pereira, da Universidade do Minho, apresentar o Observatório Media, Informação e Literacia (MILOBS), com lançamento previsto para julho de 2018. Trata-se de um fruto do trabalho do GILM – Grupo Informal de Literacia para os Media e do Congresso Literacia, Media e Cidadania, ocorrido em Braga, em 2011.

O MILOBS tem entre suas missões reunir, criar e partilhar informações relevantes e atualizadas sobre media literacy, partilhar experiências de sucesso, realizar consultorias, estudos, pesquisas e cursos de formação, entre outras ações, tendo como público investigadores, instituições públicas e órgãos reguladores, professores e formadores.

Convênio

Durante o evento foi renovado o convênio entre a Universidade de Coimbra e a USP, para facilitar o intercâmbio de professor e alunos (graduação, mestrado e doutorado).  A decisão foi tomada em reunião com o Diretor da Faculdade de Letras, José Pedro Paiva. O convênio é coordenado, respectivamente, pelas professoras Isabel Ferin e Cristina Costa. Segundo Costa, o interesse dos estudantes da Licenciatura em Educomunicação por uma estadia em Coimbra é crescente. Um total de 25 estudantes da graduação da ECA estão, hoje, à espera de uma oportunidade.

Presença da ABPEducom

Na Universidade de Coimbra, prof. Ismar debate Educomunicação

A ABPEducom esteve presente ao evento de Coimbra. Além do presidente da entidade, compareceram os associados Rafael Gué Martinie Cristiane Parente, ambos realizando estudos doutorais na Universidade do Minho, em Braga. Ao final do evento os referidos associados reuniram-se a Rosane Rosa, ex-Vice-Presidente da entidade e a Profa. Cristina Costa, num encontro com o sociólogo Boaventura de Sousa Santos, em aula magistral na Faculdade de Economia, quando debateu o tema da Cultura e Arte.  

 

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]