Encontro ocorrerá em novembro, em São Paulo, e também em Paris, Roma e Porto. Resumo de trabalhos para o evento em SP devem ser enviados até 16/08.

O Centro de Pesquisa Internacional Atopos, da Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA-USP), promove, em outubro e novembro próximos, a segunda edição do Congresso Internacional de Net-Ativismo. Com eventos consecutivos em Roma (22 e 23/10), Paris (3 e 4/11), Porto (5 e 6/11) e São Paulo (16 a 18/11), o evento possui um caráter acadêmico, voltado para estudiosos brasileiros e estrangeiros que pesquisam o ativismo nas redes digitais, nos mais diversos campos disciplinares. O evento em São Paulo acontecerá na ECA-USP e terá a presença de importantes pesquisadores internacionais e de representantes dos principais movimentos net-ativistas brasileiros.
Tal debate interdisciplinar tem por objetivo promover, ampliar e consolidar a reflexão sobre o ativismo em redes digitais a partir de pesquisas em andamento no Brasil e no mundo. “As diversas formas de participação e protagonismos que se difundem nas redes digitais no mundo inteiro não são apenas expressões de um novo tipo de esfera pública, nem o advento de um tipo de opinião pública digitalizada, mas constituem-se como uma nova arquitetura do social, na qual territórios, pessoas, dados, dispositivos, biodiversidades conectam-se, modificam-se, alteram-se, desenvolvendo um novo tipo de condição habitativa, cuja compreensão desafia as categorias e os conceitos produzidos pelas disciplinas das ciências sociais e da comunicação“, explica o professor Massimo Di Felice, da ECA-USP e coordenador geral do evento e do Centro de Pesquisa Internacional Atopos.

Além de conferências e mesas-redondas, no Brasil haverá a formação de Grupos de Trabalho para a apresentação de comunicações originais de trabalhos de pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação. Serão aceitas somente as contribuições relevantes adequadas aos temas de cada grupo de trabalho, que trataram desde ações net-ativistas e participação política até empreendedorismo em redes digitais. O resumo dos trabalhos pode ser enviado até o dia 16/08 pelo site http://netactivism.net/, onde também se encontra a relação dos GTs. Os resumos selecionados serão divulgados no dia 7 de setembro.

Os eventos em Paris, Roma e Porto terão datas específicas para inscrições e apresentação de trabalhos.

Mais informações sobre o Congresso, envio de trabalhos e inscrições emwww.netactivism.net.

Fonte: organização do evento