Foto: Banca examinadora (Professores Marli, Marcelo, Verônica e Adriana)
—–

A coordenadora-assistente de tecnologia educacional do Colégio Dante Alighieri e membro da ABPEducom, professora Verônica Cannatá defendeu, recentemente, sua dissertação de mestrado, aproximando os conceitos de Ensino Híbrido e Educomunicação.

Intitulada “Ensino Híbrido na Educação Básica: narrativa docente sobre a abordagem metodológica na perspectiva da personalização do ensino”, sob a orientação da professora doutora Adriana Barroso de Azevedo, a pesquisa foi realizada no período de 2015 a 2017 na Universidade Metodista de São Paulo. Contemplada pelo benefício “Taxa CAPES/PROSUP”, o mestrado em educação teve a interdisciplinaridade com a Pós em Comunicação Social, com a contribuição da professora doutora Marli dos Santos.

Ensino híbrido
Em seu estudo, Verônica pesquisou sobre quais percepções emergem quando professores da educação básica – redes privadas e pública – promovem a aprendizagem com foco na personalização e na utilização do ensino híbrido.
De acordo com o resumo do estudo, a investigação apresentou “um breve recorte histórico da escola tradicional e das aprendizagens ativas, além de citar estratégias didáticas de reconfigurações dos espaços de aprendizagem e desafios da docência na contemporaneidade. A tecnologia, o conhecimento e a personalização são aqui contextualmente abordados nas qualidades de conceito, de instrumento, de linguagem e de apoio, sem perder de vista as narrativas das experiências dos participantes”. Em sua defesa, Verônica foi aprovada com louvor e com recomendação de publicação de seu trabalho.
Educomunicação
É relevante mencionar que a pesquisadora destaca em seu estudo a importância da educomunicação na sua trajetória docente e como suas concepções de ensino e aprendizagem sofreram, ao longo dos anos, transformações propositivas pelo viés educomunicativo. Destacam-se na dissertação duas sessões nas quais são relatados a prática educomunicativa com o ensino híbrido e projeto interinstitucional Educom.geraçãocidadã.

Cannatá defende sua dissertação

Verônica Cannatá é uma das articuladoras do Educom.geraçãocidadã, projeto que implementa ações educomunicativas, articulado o Colégio Dante Alighieri com uma escola pública – o CEU EMEF Casa Blanda, da DRE Campo Limpo, da SME-SP, contando com a assessoria da ABPEducom e do NCE/USP. Tem participado com regularidade dos eventos da Associação, inscrevendo e debatendo papers sobre sua prática docente.

Acesso à dissertação
A banca examinadora foi composta pelos professores doutores Adriana Barroso de Azevedo (Orientadora), Marli dos Santos e Marcel Furlan. O trabalho pode ser consultado no banco de teses da UMESP:<http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1697>
Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]