A décima primeira transmissão do ciclo de lives da ABPEducom tem como tema “Desinformação e Educomunicação”. O encontro é realizado em parceria com a recém-lançada Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD) e acontece na próxima terça-feira (6 de outubro), às 17h, com a participação de:

  • Ana Regina Rêgo, jornalista, coordenadora da RNCD, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (PPGCOM/UFPI) e presidenta da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação (Socicom). Também foi presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar). É mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), doutora em Processos Comunicacionais pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e tem pós-doutorado em Comunicação e Cultura também pela ECO/UFRJ.
  • Lisa Rodrigues, integrante do Conselho Consultivo Deliberativo da ABPEducom, jornalista e professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Faculdade Estácio de Sá, campus Campo Grande (MS), na qual orienta a pesquisa de iniciação científica “Erro jornalístico, desinformação e ética: o olhar dos futuros comunicadores”. É mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Atua como pesquisadora nos grupos “Mediações Educomunicativas” (Mecom), da ECA/USP, e “Jornalismo, Educomunicação e Cidadania” (Educom.JOR), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Rodrigues contribuiu por 17 anos na Secretaria Municipal de Educação de Barueri (SP).
  • Felipe Schadt, jornalista, educomunicador, podcaster, historiador e sócio da ABPEducom. Atua na área da comunicação e educação desde 2012, quando desenvolveu um projeto educomunicativo, o Jornaleiro, no Centro Universitário Campo Limpo Paulista (Unifaccamp). É aluno de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da ECA/USP e atua como tutor no projeto Educom.Saúde-SP 2020. Schadt desenvolveu o programa digital em áudio “Sob Torção”, que aborda comunicação, história, filosofia e ciência. Em parceria com cientistas do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, criou o podcast “Sob COVID”, com o intuito de combater as fake news sobre o assunto.

A mediação é da diretora cultural da ABPEducom Paola Prandini, cofundadora do negócio social AfroeducAÇÃO, e do associado Mauricio Virgulino, doutorando em Artes Visuais pela USP, que também fazem a curadoria do ciclo de lives.

Para interagir com perguntas e comentários, acesse meet.jit.si/abpeducomlive do seu computador ou os aplicativos do Jitsi para Android e iOS. O evento será veiculado simultaneamente no canal da ABPEducom no YouTube e a gravação ficará disponível após a transmissão.

Serviço

Live ABPEducom + RNCD: Desinformação e Educomunicação

Data: 6 de outubro (terça-feira)

Horário: 17h

Transmissão pelo Jitsi: meet.jit.si/abpeducomlive ou apps para Android e iOS

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]