“Educomunicação em tempos de pandemia: práticas e desafios” é o tema do VIII Colóquio Ibero-americano de Educomunicação e IX Colóquio Catarinense de Educomunicação, que ocorrem simultaneamente e serão realizados, em 2021, dos dias 9 a 12 e 16 a 19 de março, na modalidade online, com três horas de programação diária.

O evento é realizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), pelo Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia (Educom Floripa) e pelo Núcleo Regional da ABPEducom em SC, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de março pelo site do Educom Floripa. A programação completa dos colóquios está disponível no mesmo site.

O objetivo do evento é difundir e ampliar a discussão em torno da temática das interfaces entre educação e comunicação, especialmente por meio do aprofundamento na análise crítica das práticas pedagógicas educomunicativas, desenvolvidas em espaços escolares e não-escolares.

Todas as discussões propostas perpassam a cultura digital, a formação de professores e o desenvolvimento de uma prática pedagógica vinculada aos modos de ser e de viver de uma infância e juventude conectadas. Essas discussões terão como pano de fundo as práticas desenvolvidas no contexto da pandemia da Covid-19 e os desafios que essa nova realidade trouxe à educação.

Os colóquios também visam contribuir com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propiciando reflexões, aprofundamento, debates e a socialização de pesquisas sobre diversos temas.

Programação

A programação do evento se desenvolve ao longo de oito dias, com um total de 16 atividades que somam 24 horas. Serão contemplados, entre outros, o debate sobre a prática pedagógica na escola básica e em contextos socioambientais, levando em conta a Agenda 2030 do desenvolvimento sustentável. A reflexão sobre a incorporação dos avanços tecnológicos à educação, em contexto ibero-americano, estará presente na fala de convidados do Brasil, Peru, Espanha e Portugal.

O público-alvo dos colóquios inclui pesquisadores, professores e estudantes das redes públicas e privadas de ensino básico e superior, agentes públicos municipais e educomunicadores. O evento terá duas conferências, cinco palestras, quatro mesas redondas, sete debates e uma oficina. São 12 palestrantes nacionais e cinco internacionais. Toda a programação terá tradução em Libras. As conferências, palestras, painéis e debates vão compor artigos que serão reunidos em um livro do evento.

Os participantes poderão conferir ainda a apresentação de investigações recentes envolvendo pesquisadores de diversos grupos, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais do campo da Educomunicação e representantes das esferas municipais e estaduais.

Cobertura colaborativa

Uma novidade deste ano é a Oficina de Cobertura Colaborativa (Cob-Colab), feita para e pelos inscritos. Pode participar qualquer pessoa acima de 18 anos que tenha interesse em experienciar práticas educomunicativas, com uso de diferentes linguagens e ferramentas midiáticas.

A proposta visa a criação de equipes no total de 80 participantes divididos em quatro diferentes núcleos de produção: Vídeo, Design, Podcast e Textos para Web. Ao todo, serão 12 horas de conteúdos práticos e formativos, com certificação ao final do projeto.

Os interessados em participar da oficina devem preencher o cadastro até 5 de fevereiro.

Serviço

VIII Colóquio Ibero-americano de Educomunicação e IX Colóquio Catarinense de Educomunicação

Realização: Udesc, Educom Floripa e ABPEducom SC

Modalidade: online

Data: de 9 a 19 de março de 2021

Programação e inscrições: site do Educom Floripa

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]