O governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), está firmando uma parceria com o Programa de Extensão em Mídias na Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com o intuito de sensibilizar gestores escolares a trabalhar a Educomunicação na grade curricular das escolas estaduais.   

O programa vai trazer, em seu arcabouço de formação, a prática da Educomunicação e da Mídia-Educação enquanto desenvolvimento de habilidades informacionais e comunicacionais, condição necessária para o fortalecimento da democracia cidadã pela profissionalização dos jovens assistidos.  

 “As práticas extensionistas são primordiais para a universidade. Permitem que ela cumpra o seu papel social ao levar para a comunidade os saberes construídos na academia. O programa beneficia tanto os estudantes dos cursos de bacharelado em Design e em Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação, como também alunos da rede estadual de ensino. A Escola Estadual Monte Carmelo, no bairro do Pedregal, em Campina Grande, será o primeiro colégio a aportar esse projeto tão inovador”, explica a professora Lígia Beatriz Carvalho de Almeida, coordenadora do Mídias na Educação. 

Estatuto da Juventude

No convênio, discute-se, igualmente, a proposta da Sejel para realização de ações do Projeto Viva Estatuto, com formação sobre Estatuto da Juventude, distribuição da cartilha de formação dos Grêmios Estudantis Livres e palestras sobre o Guia do Conselho Municipal de Juventude para os estudantes das escolas estaduais, bem como do Instituto Federal em Campina Grande. A ideia é que a parceria também se estenda aos demais municípios do Estado, com as palestras do Viva Estatuto sendo facilitadas por professores e estudantes de Educomunicação da UFCG. 

Foi disponibilizado o telefone (83) 3211-8742 para que os gestores escolares interessados em receber outras informações das ações do projeto Viva Estatuto possam entrar em contato com a Sejel.

Com informações do Governo da Paraíba

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]