Grupo de doutorandos em Comunicação,
Programa DINTER  ECA-UNEB

 A disciplina “Educomunicação: fundamentos, metodologias e áreas de intervenção” acaba de inaugurar as atividades docentes do programa de Doutorado Interinstitucional (DINTER), num acordo de cooperação entre a Pós-Graduação em Comunicação Social da ECA/USP (PPGCPM) e o campus de Juazeiro (BA) da Universidade Estadual da Bahia – UNEB.

Ministrada pelo Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares, Presidente da ABPEducom, a disciplina é oferecida de forma intensiva, contou com a participação dos oito mestres matriculados no programa, todos docentes vinculados tanto ao curso de Pedagogia quanto ao de Comunicação do campus de Juazeiro da UNED: Aurilene Rodrigues Lima, Carla Severino de Carvalho, Céres Santos, Edilane Carvalho Teles, Eliã Siméia Martins dos Santos Amorim, Elis Rejane da Silva, Emanual de Andrade Freire e Francisco de Assis Silva.

Estudantes da UNEB Juazeiro com o Prof.   Ismar

Educomunicação reune 120 estudantes da UNEB
No dia 19 de abril, um grupo 120 estudantes dos cursos de Educação e de Comunicação do departamento de Ciências Humanas da UNEB reuniram-se com o Prof. Ismar para uma tarde de debates sobre o conceito e a prática educomunicativa. O palestrante promoveu um diálogo, respondendo a perguntas do público, ao longo de duas horas e meia de conversa.

A Professora Céres Santos, presente ao encontro, informou que a Educomunicação tem sido objeto ou referência metodológica para TCCs de alunos da UNEB de Juazeiro. Para seus trabalhos os alunos tanto do Curso de Pedagogia quando do Curso de Comunicação contam com apoio de um Núcleo de Educomunicação.

Prof. Ismar fala a estudantes de Pedagogia
e de  Comunicação da UNEB

Educomuncação, também em Jacobina, BA
Em julho de 2016, o estudante Henrique Oliveira, vinculado ao Mestrado em Educação e Diversidade, da UNEB, Campus IV, de Jacobina, BA, cidade a 200 Km, de Juazeiro estará defendendo o trabalho intitulado: “Comunicação das presenças: a comunicação popular colaborativa na formação das juventudes”, onde investiga e propõe uma possível intervenção na construção transversalizada de “ecorregiões educomunicativas” numa escola técnica no município de Irecê, no semiárido baiano.

Terceira visita
Esta é a terceira vez que o Prof. Ismar visita a UNEB. A primeira ocorreu em abril de 2008, para atender a um convite da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social – ENECOS, numa atividade que envolveu estudantes de comunicação do Nordeste, especialmente dos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. A segunda visita deu-se em setembro de 2014, possibilitando um diálogo sobre a educomunicação na pauta da II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, envolvendo os cursos de Comunicação e de Educação da UNEB, que convivem no espaço de um único departamento. A atual visita, que teve início no dia 14, estendendo-se até o dia 20 de abril, permitiu a ampliação dos debates em torno da teoria e da prática educomunicativas, já presentes nos espaços da graduação e da extensão universitária nesta universidade baiana.

Veja também <http://www.cca.eca.usp.br/cca_noticia/2044>