O V Congresso Internacional da Alfamed (Rede Interuniversitária Euro-americana de Investigação em Competências Midiáticas para a Cidadania), realizado remotamente entre 14 e 16 de outubro, reuniu pesquisadores ibero-americanos para debater o tema “Redes Sociais e Cidadania: por um mundo ciber-conectado e empoderado”, encontro que resultou em um e-book de mesmo nome, editado pelo Grupo Comunicar. Com 847 páginas, a publicação compila 101 artigos, sendo oito deles acerca da Educomunicação, e pode ser baixada gratuitamente.

O professor Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom, é um dos representantes do Brasil no livro digital, com o artigo “La educomunicación en Latinoamérica: Claves del pasado, retos del futuro”. A partir de um traçado histórico, o texto percorre os “sete movimentos” que resultaram na consolidação do termo “Educomunicação”. Alexandre Sayad, diretor-geral da GAPMIL e sócio fundador da ABPEducom, também participa do e-book, com o artigo “MIL Alliance – Unesco: Su relevancia en competencias mediáticas e informacionales”, escrito a partir de uma palestra apresentada em conjunto com o pesquisador mexicano Jesús Lau.

Outro sócio presente no livro é Rafael Gué-Martini, com o texto “Educomunicación: ¿Contracampo o intersección?”, que faz uma revisão teórica sobre a epistemologia da Educomunicação. Já a associada Ana Carmen de Souza Santana escreve sobre a Sequência Fedathi, proposta de mediação pedagógica desenvolvida no Ceará. O artigo “Educomunicación y Fedathian praxis: Una propuesta para ciclos formativos” foi produzido em conjunto com Hermínio Borges Neto, um dos criadores da metodologia.

A ABPEducom também foi representada pela pesquisa de uma sócia portuguesa, Maria José Brites, autora do texto “Confinados entre resistência às notícias e busca incessante de notícias televisivas e online”. 

Educomunicação e outras interfaces

O audiovisual e o jornalismo foram contemplados por pesquisadores brasileiros nos artigos “Educomunicación y empoderamiento”, de Claudia Assêncio de Campos e Rafael Bitencourt dos Santos Alves; “Desafios da formação em competência midiática no Observatório da Qualidade no Audiovisual”, de Gabriela Borges; e “O jornalismo e o compromisso ético com a cidadania pelo olhar de uma educadora”, escrito por Márcia Barbosa da Silva. 

Pesquisadores de outros países também abordaram práticas educomunicativas, como nos relatos “Cine para la Educación” (de Merchán, López e Matilla, da Espanha) e “Los Sony World Photography Awards” (de Carmona, também da Espanha), que avaliaram projetos que fazem uso de cinema e fotografia. Já os capítulos “Minimedios educomunicativos y prevención de la violencia contra la niñez en el hogar” (de Navarro  e Garzón, da Bolívia e Equador) e “A Chance 4 Change” (de Dent, Gómez e Rodríguez, da Espanha) tratam de temas como violência de gênero e infantil.

Em um incentivo à leitura do material, o professor Ismar Soares destaca que a diversidade das temáticas abordadas na publicação fazem com que o e-book seja “literatura obrigatória” nos cursos de formação de educomunicadores na Ibero-américa. 

Serviço

E-book “Redes sociales y Ciudadanía: Hacia un mundo ciberconectado y empoderado”

Editores: Ignacio Aguaded e Arantxa Vizcaíno-Verdú

Publicado por: Alfamed e Grupo Comunicar Ediciones (Huelva, Espanha)

Ano: 2020

Acesso e download gratuito: https://doi.org/10.3916/Alfamed2020

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