Uma ação educomunicativa na fronteira entre o Cerrado e a Amazônia está preparando jovens camponeses para melhorar a comunicação em suas comunidades. O projeto “Jovens em Comunicação“, realizado desde 2015 pela ONG Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO) em parceria com entidades da Rede Bico Agroecológico, envolve homens e mulheres entre 15 e 32 anos de dez municípios da região conhecida como Bico do Papagaio, no extremo norte do Tocantins.

O objetivo é contribuir para a formação humana e cidadã dos seus participantes, por meio de práticas de comunicação comunitária e agroecologia, visando preservar as identidades culturais de seus públicos. O publicitário Bruno Santiago Alface, assessor técnico da APA-TO e membro da equipe executora, foi um dos alunos do curso de aperfeiçoamento “Educomunicação: princípios, práticas e gestão”, oferecido pela ABPEducom em 2018.

Nesta sua terceira edição, o “Jovens em Comunicação” promoveu três módulos formativos presenciais, todos realizados em comunidades rurais, para uma turma de 50 integrantes. Outros três encontros estão previstos para os próximos meses, bem como a elaboração de uma série de atividades pelos jovens nas comunidades onde vivem, como vídeos, reportagens escritas, programas de rádio e outras intervenções.

O projeto repercutiu na mídia local e foi pauta de uma reportagem da TV Difusora Sul, afiliada do SBT em Imperatriz (MA). Assista ao vídeo abaixo. Para mais informações, acesse o site da APA-TO.

Imagem: Divulgação/APA-TO

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]