Os grupos de pesquisas (GPs) Polifonia, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), em Juazeiro, e Mediações Educomunicativas (Mecom), da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), realizam em parceria o curso “Mídias e Tecnologias na Interface Educação e Comunicação”. Serão dez encontros formativos com o objetivo de levar aos participantes uma discussão sobre a mediação dos recursos tecnológicos e informacionais nas práticas educativas em diferentes níveis e ciclos de ensino.

Por ser uma proposta educomunicativa, haverá reflexões teóricas sobre as temáticas, experiências e práticas vivenciadas pelos participantes. O curso será realizado ao longo de dez encontros, totalizando 40 horas de atividades, incluindo oficinas e leituras. As inscrições estão encerradas, mas um dos componentes do curso, que são as lives semanais programadas para todas as terças-feiras, às 19h30, no canal do Polifonia no YouTube, estará aberto a todos os interessados. As transmissões serão transformadas em episódios de podcast pela Rádio Edu.

Os encontros começam no dia 29 de setembro e seguem até 4 de dezembro. Ao longo deste período, estarão entre os debates o ensino remoto, híbrido e a distância; a gestão de projetos educomunicativos; proposições atuais sobre as metodologias ativas; gamificação; redes sociais e a linguagem digital. Consulte a programação completa.

Mais informações sobre a programação e o desenvolvimento das atividades podem ser solicitadas pelo e-mail observatorioeducom@gmail.com e também estão disponíveis no Instagram do Grupo Polifonia.

Sobre os organizadores

O Mecom é coordenado por Adilson Citelli, professor titular da ECA/USP, que realiza há anos pesquisas na interface comunicação e educação, área na qual produziu inúmeros livros e artigos. Ele também colaborou na implantação de projetos educomunicativos, sendo um dos criadores da Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP. Seu trabalho mais recente é “Comunicação e Educação: Os Desafios da Aceleração Social do Tempo”, livro da coleção “Educomunicação”, editada pela Paulinas. Atualmente, está finalizando, junto ao grupo, a pesquisa “Inter-Relações Comunicação e Educação no Contexto do Ensino Básico”.

O Polifonia é coordenado por Edilane Teles, docente dos cursos de Pedagogia e Comunicação da UNEB, Campus III, em Juazeiro, na Bahia. Teles tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias e Educação, atuando em diversos temas, dentre eles a Educomunicação. Também coordena o Observatório de Educação e Comunicação (EDUCOM) e o Observatório de Educação Midiática e Tecnológica na Formação Docente, ambos ligados ao DCH Campus III. No momento, está desenvolvendo, junto ao seu grupo, a pesquisa O Ensino Remoto na Educação Básica”.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]

2 respostas a “Grupos de pesquisa Mecom e Polifonia realizam curso sobre mídias e tecnologias sob perspectiva educomunicativa”

Os comentários estão desativados.