O primeiro encontro presencial do Projeto Educom.Saúde-SP, em São Paulo (SP), aconteceu dos dias 9 a 11 de abril de 2019, envolvendo mais de 100 representantes de municípios das regiões metropolitanas da capital, Baixada Santista e Vale do Paraíba. A ação é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e implementada com a colaboração da ABPEducom e do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP).

O projeto oferece atividades formativas presenciais e a distância aos profissionais e gestores da saúde pública do estado de São Paulo, para que se sintam capacitados a conhecer e disseminar práticas educomunicativas como metodologia de intervenção visando o controle do Aedes aegypti, principal transmissor das arboviroses (dengue e doenças similares). O intuito é integrar estes agentes e a população em defesa da saúde coletiva.

No período das manhãs, especialistas da SES, da ABPEducom e do NCE/USP ministraram palestras sobre temas ligados à epidemiologia, à comunicação e à interface entre Educomunicação e Saúde. Durante as tardes, foram realizadas oficinas de elaboração de projetos educomunicativos aplicados ao cotidiano dos participantes e mediados por diferentes linguagens.

As próximas etapas do Educom.Saúde-SP preveem a realização de videoconferências, para abordar assuntos como planejamento e inovação, e uma formação online voltada para a implementação de práticas educomunicativas de mobilização nos territórios municipais. A coordenação do projeto é de Ismar Soares, presidente da ABPEducom, e Irma Neves, assessora técnica da Superintendência de Controle de Endemias da SES.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]