Profissionais recém-formados do curso de jornalismo foram premiados em um edital da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) dedicado a fomentar ações, projetos e produções jornalísticas ligados à área de Educação. Na primeira edição da iniciativa, que recebeu 212 inscrições oriundas de 22 unidades federativas do Brasil, três jornalistas venceram na categoria Estudante com a apresentação de trabalhos de conclusão de curso (TCCs) realizados nos anos de 2017, 2018 e 2019. Com o apoio do Itaú Social, o edital também tem o objetivo de reconhecer as possibilidades de interlocução e o desenvolvimento de práticas entre os campos do jornalismo e Educação.Dentre os três vencedores, dois TCCs apresentam interlocução com a Educomunicação. 

O jornalista Daniel Victor Tozzi Mendes, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e ganhador do terceiro lugar, defendeu em 2019 o vídeo-documentário “Aqui estou mais um dia: retratos da leitura no cárcere”, que tem como perspectiva refletir sobre as práticas de ressocialização de detentos do estado a partir de mecanismos e projetos de incentivo à leitura. O trabalho de Daniel parte do seu interesse pelas práticas de leitura e o tema das políticas adotadas para o sistema prisional, em especial aquelas voltadas à diminuição da pena. Seu envolvimento com os temas da educação começou na faculdade, quando desenvolveu algumas atividades de Educomunicação. 

O campo escolhido para realização do trabalho foi o Complexo Penitenciário de Piraquara, o maior do estado. Mendes conta sobre os desafios do desenvolvimento do trabalho nesse ambiente, sendo um deles a falta de liberdade para filmar e coletar dados no ambiente, em função das restrições impostas pela administração prisional. No entanto, ele enfatiza os bons aspectos da sua experiência, também em depoimento ao site da Jeduca: “O que mais me surpreendeu foi a receptividade que os detentos tiveram para com as minhas entrevistas. Eles me contaram abertamente trechos da vida deles, a relação deles com a leitura. E eu fiquei bastante surpreendido com essa consciência”.

Já Laís Tobias de Carvalho, segunda colocada na premiação, apresentou seu TCC na Universidade Positivo (Curitiba/PR) em 2018, com o projeto “Foca no Ensino Médio”, um canal no YouTube voltado a discutir assuntos ligados à Educação Midiática e suas interfaces com o jornalismo. Juntamente com sua colega Talita Brasileiro, as duas estudantes na época decidiram criar uma ferramenta educomunicativa que pudesse conciliar aspectos do jornalismo e as tecnologias da informação por meio do trabalho com novas linguagens, especialmente a audiovisual. 

A partir de um levantamento sobre os temas das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições dos últimos 10 anos, elas perceberam uma íntima ligação dos assuntos com as mais recentes pautas do noticiário: “Nosso objetivo era que eles tivessem uma melhor relação com o jornalismo. Por isso, nós encontramos através da Educação Midiática, [para] eles entenderem como o jornalismo funciona, uma grande ferramenta de transformação na Educação”, explica Carvalho em vídeo para o site da Jeduca. Depois de formada, Laís voltou para Londrina (PR), onde nasceu, e desenvolve como voluntária o projeto “Foca educomunicação”, semelhante ao TCC premiado, mas adaptado para alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública. 

Carolina Ribeiro de Oliveira, a primeira colocada na categoria, defendeu como TCC o livro-reportagem “De Pinheiros a Itaquera – As políticas para o ensino médio público a partir de São Paulo”, na Universidade de São Paulo (USP) em 2018. Ex-aluna da rede estadual paulista até o primeiro ano do ensino médio, ela ressalta que as deficiências da escola pública são alguns dos grandes gargalos para a entrada dos estudantes em instituições de ensino superior públicas de qualidade, que requerem, para admissão, boas colocações nos exames vestibulares. Essa constatação levou Oliveira a levantar questões sobre a desigualdade no sistema educacional brasileiro.

Imagem: Jeduca/Divulgação

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