O Instituto Palavra Aberta e a Unesco no Brasil uniram-se em uma parceria sobre Educação Midiática, com foco na formação de professores. A proposta das instituições é trabalhar o tema nas escolas, uma vez que ele está contemplado em diversas áreas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) — seja nas competências gerais ou em habilidades específicas.

A parceria foi lançada no dia 25 de abril, em Brasília. A primeira ação conjunta será a construção de um currículo para formação de professores, a partir de diretrizes já publicadas pela Unesco, a ser implementado em cursos de Pedagogia e de Letras.

Para a Unesco, o tema é de primeira ordem, tendo levado a instituição a produzir, em 2010, um manual para a formação de docentes intitulado “Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores“. Para o Palavra Aberta, a Educação Midiática é um tema amplo e multidisciplinar, entendida como o conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos — dos impressos aos digitais –, como requisito fundamental para a formação do cidadão e para o fortalecimento da democracia.

A Educação Midiática presente na BNCC visa levar os estudantes do ensino básico a entender como utilizar e criar informação de forma crítica e responsável. Entre as dez competências gerais presentes no documento, a que diz respeito à cultura digital prevê que o aluno seja capaz de “compreender, utilizar e criar tecnologias de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais”.

Além disso, temas como a análise e produção de notícias, as reflexões sobre o papel da publicidade e o entendimento sobre o ambiente da desinformação são habilidades contempladas no Campo Jornalístico-Midiático da BNCC para o Ensino Fundamental 2.

Com informações da Unesco e do Instituto Palavra Aberta

Imagem: pikisuperstar/Freepik

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