A Unesco promove, entre os dias 24 e 31 de outubro, a 9ª edição da Global MIL Week 2020 (Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional). Realizado anualmente, desta vez majoritariamente de maneira remota, o evento reúne profissionais e ativistas de diversos países para discutir o tema “Resistindo à Desinfodemia: Alfabetização Midiática e Informacional para todos e por todos”.

Além de uma conferência principal, a Unesco incentiva a realização de atividades paralelas e independentes em todo o mundo. Há diversas maneiras de participar e contribuir, como organizar debates, juntar-se à Aliança Global para Parcerias em Alfabetização Midiática e Informacional (GAPMIL), usar as redes sociais como ferramenta de conscientização e até se inscrever em um curso da Unesco.

A ABPEducom participa da conferência por meio de um recado gravado pela diretora cultural da associação, Paola Prandini. No vídeo, Prandini fala sobre o programa de formação Educom.Saúde-SP, realizado ao longo de 2019 pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com colaboração da ABPEducom e do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP). Com o intuito de fortalecer a atuação da vigilância sanitária no controle de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, o projeto foi pioneiro ao levar aprendizagem educomunicativa a profissionais de saúde do estado.

O sucesso da primeira formação, que capacitou cerca de 200 agentes de saúde durante encontros presenciais, práticas em laboratório e ações remotas, resultou na continuidade do projeto. Devido à pandemia de covid-19, a edição atual está sendo online, com participação de 300 profissionais de 100 diferentes cidades do estado, e ministrada por oito tutores especializados em Educomunicação. O vídeo com Prandini estará disponível na plataforma da Global MIL Week 2020 (assista abaixo).

Aulão de combate à desinfodemia

Também no contexto do evento, o professor Ismar Soares, presidente da ABPEducom, participa de uma atividade promovida pelo Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP). A iniciativa acontece em 26 de outubro, das 12h30 às 14h30, e consiste em um “aulão virtual” de Alfabetização Midiática e Educomunicação, com o objetivo de ouvir as crianças e adolescentes e convidá-los para o debate acerca da desinfodemia.

Realizado via Google Meet, o evento será ministrado pelo educomunicador Carlos Lima, coordenador do Núcleo e criador do programa educacional Imprensa Jovem. A aula será exclusiva para professores e estudantes que participam do projeto “Imprensa Jovem – Estudantes Mediadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. Como parte dos esforços para engajar crianças e adolescentes no alcance pelos ODS no Brasil e no mundo, a iniciativa também convida os participantes a postar em suas redes sociais mensagens de combate à desinfodemia.

Soares contribuirá com o debate falando sobre a importância da participação de estudantes atuarem como mediadores de ações de intervenção social em suas comunidades. O aulão contará também com a participação de Rebeca Otero, coordenadora de Educação da Unesco no Brasil, que responderá às perguntas feitas pelos estudantes.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]