Ao longo do isolamento social causado pela pandemia de covid-19, as reflexões online acerca da educomunicação estão se multiplicando. Os meses de outubro e novembro, especialmente, têm sido férteis para o campo, com encontros virtuais dentro e fora do país, tendo oito deles contado com a participação dos dirigentes da ABPEducom, Ismar Soares, presidente da associação, e Claudemir Viana, secretário executivo.

O Ciclo Internacional de Debates sobre Infância, Adolescência e Educomunicação foi o primeiro dos eventos e teve início em 8 de outubro, além de outros dois encontros em 22 de outubro e 5 de novembro, recebendo especialistas da Espanha, Equador e Chile, todos estagiários de pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), sob a supervisão de Soares e da professora Cristina Mungioli. O evento foi uma parceria entre a ABPEducom, o Núcleo de Comunicação e Educação (NCE/USP) e uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA/USP, ministrada por Viana.

O presidente da ABPEducom também participou do V Congresso Internacional da Alfamed, no qual ministrou a palestra de abertura “La Educomunicación en un mundo en pandemia”, em 14 de outubro, e apresentou um paper posteriormente publicado em e-book. Já no dia 29 do mesmo mês, o Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (Gjol), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), promoveu o debate “Educar para melhor informar: possibilidades do jornalismo no combate à desinformação”. Além de Soares, participaram da conversa Maria Carolina Cristianini, editora-chefe do jornal Joca, e Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, entidade que mantém o programa EducaMídia.

Professor Ismar Soares, presidente da ABPEducom, é entrevistado pela jornalista Joana Puntel sobre os paradigmas da Educomunicação

Em 11 de novembro, a jornalista Joana Puntel entrevistou o presidente da ABPEducom em uma conversa sobre os paradigmas da Educomunicação, promovida pelo Serviço à Pastoral da Comunicação (Sepac), ligado ao grupo Paulinas. Pouco depois, no dia 13, Soares dialogou com estudantes do Mestrado em Comunicação, da Universidad Técnica Particular de Loja (UTPL), do Equador, em uma live sobre as experiências brasileiras com políticas públicas de Educomunicação. 

Próximos encontros

Acontece nesta terça-feira, 17, o oitavo encontro formativo do curso “Mídias e Tecnologias na Interface Educação e Comunicação”, organizado pelos grupos de pesquisa Polifonia, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), em Juazeiro, e Mediações Educomunicativas (Mecom), da ECA/USP. Com um total de 10 encontros, o evento convida o professor Soares para falar sobre a gestão de projetos educomunicativos.

A ABPEducom também será representada no próximo dia 27, na live “Interfaces entre educomunicação e assistência social como práticas, campos e conceitos”, transmitida pelo Canal do Blog Psicologia no SUAS no YouTube. O encontro, que conta com a presença de Ismar Soares e Claudemir Viana, faz parte da 2ª temporada do Sextas Básicas, projeto que reúne especialistas de diversos segmentos para discutir assistência social. A atual temporada objetiva abordar o direito à assistência social a partir da perspectiva de busca da emancipação das pessoas que utilizam os serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Serviço

Gestão de projetos educomunicativos

Data: 17 de novembro 

Horário: 19h30

Realização: Polifonia (UNEB) e Mediações Educomunicativas (Mecom – ECA/USP)

Transmissão: canal do Polifonia no YouTube

Interfaces entre Educomunicação e assistência social

Data: 27 de novembro

Horário: 19h às 20h30

Realização: Blog Psicologia no Suas

Transmissão: canal do Blog Psicologia no Suas no YouTube

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]